Artigos & Notícias
Nova placa MERCOSUL: Implantação iniciou no último dia 10 em todo o Espírito Santo.
Postado em: 12/12/2018
Nova placa MERCOSUL: Implantação iniciou no último dia 10 em todo o Espírito Santo.
A nova placa modelo Mercosul já está sendo implantada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), desde a última segunda-feira (10). Neste primeiro momento, a obrigatoriedade do uso da placa é para veículos que passarão pelo primeiro emplacamento e aqueles que necessitarem passar por procedimentos de transferências, seja de propriedade ou domicílio, no caso de mudança de município e estado, além de alteração de categoria, alteração de característica e troca de placas danificadas.

De acordo com o diretor de Habilitação e Veículos do Órgão, José Eduardo de Souza Oliveira, a nova placa vai aumentar a segurança para os proprietários de veículos, evitando a possibilidade de clonagem. “O modelo Mercosul possui QR Code, portanto, esse código único inserido na confecção da placa conterá informações desde a identificação do fornecedor até o número, data e ano e modelo de fabricação do veículo. Assim, o agente de trânsito ou policial conseguirá identificar quem confeccionou a placa, a qual veículo pertence e, se por ventura, foi roubada ou extraviada. Caso as informações divirjam, a polícia poderá intervir na hora”, informa.

Oliveira destaca, ainda, que outro motivo para a necessidade da implantação do novo modelo da placa é que a combinação alfanumérica atual está no final. “Aqui no Estado, se fosse mantida a atual combinação, de três letras e quatro números, encerraríamos as combinações disponíveis no máximo até março de 2019”.

É importante ressaltar que os proprietários de veículos que não necessitam realizar qualquer um desses procedimentos não precisam fazer a troca das placas nas primeiras semanas de implantação do novo sistema.


Novo modelo

O QR Code é apenas um dos itens de segurança. O novo modelo tem marca d´água, que evita a falsificação e praticamente impossibilita a clonagem. Os novos itens inseridos na placa irão auxiliar o trabalho das polícias nas fiscalizações e fraudes.

A placa modelo Mercosul tem o fundo branco e uma faixa azul na parte superior. Além disso, possui quatro letras e três números.  Na parte superior, à esquerda, será impresso o logotipo do Mercosul e, logo abaixo, o QR Code. A placa ainda possui o distintivo BR, no lado direito.

A categoria dos veículos será indicada pela cor da combinação alfanumérica: particular (preta), comercial/aprendizagem (vermelha), oficial (azul), especial (verde), diplomático (amarela) e colecionador (prateada). O tamanho continua o mesmo, com 40 cm de largura e 13 de altura.

O Brasil é o terceiro país do Mercosul a adotar a placa. Uruguai (2015) e Argentina (2016) foram os dois primeiros. O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) determinou que todos os estados devem implantar o novo modelo até o dia 31 de dezembro deste ano.


Como solicitar

O proprietário do veículo deverá se dirigir ao Detran-ES do seu município para abrir o processo alusivo ao serviço que necessita realizar. Na sequência será emitido o Documento Único de Arrecadação (DUA) referente à taxa de serviço do Órgão. Realizado o pagamento, o Detran-ES encaminhará um SMS com um código que deverá ser apresentado à estampadora de placas que o dono do veículo escolher. Após a compra e instalação da placa, o cidadão retorna ao Detran-ES para a emissão do novo documento do veículo.


FONTE: https://detran.es.gov.br/Not%C3%ADcia/detran-es-comeca-a-implantar-placa-modelo-mercosul-na-segunda-feira-10

RESOLUÇÃO Nº 729, DE 06 DE MARÇO DE 2018 - Estabelece sistema de Placas de Identificação de Veículos no padrão disposto na Resolução MERCOSUL do Grupo Mercado Comum nº 33/2014. CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO (CONTRAN)


RESOLUÇÃO Nº 748, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2018 - Altera a Resolução CONTRAN nº 729, de 06 de março de 2018, que estabelece sistema de Placas de Identificação de Veículos no padrão disposto na Resolução MERCOSUL do Grupo Mercado Comum nº 33/2014. CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO (CONTRAN)








VOLTAR!
Entre em contato
Telefones:
28 3521-1307
28 99983-7896

E-mail:
secretaria@pereiraaltoeeneto.com.br
Endereço
Rua 25 de Março, nº 05
Ed. Jorge Miguel - 1º andar - Centro
Cachoeiro de Itapemirim – ES
CEP: 29300-100
Curta Nosso Facebook